Get Inspired

O Fascínio do Ex-Líbris: Produzir, Fruir, Decifrar

Descrição

Ex-Líbris significa, literalmente, “dos livros de”, sendo, por isso, uma marca de posse destinada a associar o livro a determinada pessoa ou biblioteca. Gravado, estampado ou inscrito num carimbo ou vinheta, o ex-líbris de pequena dimensão é colocado no verso de capa ou página dedicada a esse fim do livro, e contém, geralmente, imagem, o nome do proprietário, lema ou citação, e a expressão “ex-líbris”.

Utilizado desde, pelo menos, o século XVI, o ex-líbris é uma peça de Arte Miniatural passível de interpretação iconográfica e iconológica, pois, à semelhança de outras produções artísticas, encontra-se repleto de signos com significados diversos que apenas um conhecimento mais apurado dos contextos da sua produção e fruição nos permite compreender com maior amplitude e detalhe.

Tratando-se, no entanto, de uma expressão artística algo desmerecida nos últimos decénios, por razões que serão abordadas neste Curso, é o momento de recuperá-la e revalorizá-la à luz da História da Arte, da Técnica ao serviço da produção artística, do

Coleccionismo, da História Social, assim como da Cultura e das Mentalidades. Mais do que isso, o ex-líbris permite que cada um de nós cumpra a ambição de produzir Arte, concebendo, fazendo e utilizando o nosso próprio ex-líbris.

Disto e muito mais se falará neste Curso onde a palavra se aliará sempre à imagem para, em conjunto, nos revelarem segredos aparentemente insondáveis a um olhar mais desatento.

Coordenador(es)

Ana Cristina Martins

Formador(es)

Ana Cristina Martins
Segismundo Ramires Pinto
Vítor Escudero

Unidade Responsável

Instituto de Investigação Avançada – IIFA, Instituto de História Contemporânea da Universidade de Évora.
Curso organizado em colaboração com a Academia Portuguesa de Ex-Libris (academiaportuguesadeexlibris@gmail.com | https://www.facebook.com/apel.direccao)

Destinatários

Estudantes universitários, mestrandos, doutorandos e profissionais interessados de várias áreas.

Não aplicável.

Nº mínimo de participantes