Get Inspired

“Património Cultural” entre a Invenção, a Teoria e a Reutilização

Descrição

Produto de uma Europa em profunda mutação política e social, o ‘património cultural’ tem sido amplamente utilizado nos complexos processos de afirmação identitária, independentemente da sua natureza e ordem de grandeza, substanciando agendas ideológicas e políticas, individuais e colectivas, públicas e privadas. Mais do que isso, sendo uma construção localizada no espaço e no tempo, o ‘património cultural’ tem sido teorizado de acordo com interesses e contextos específicos, enquanto objectiva adaptações legislativas e incorpora novas áreas, categorias e tipologias materiais e imateriais, imóveis e móveis, culturais e naturais.

Um conjunto de aspectos que serão abordados no Curso, tomando a própria cidade de Évora como exemplo de assumpção e transformação do entendimento de ‘património cultural’, materializado na própria malha urbanista e no conteúdo de equipamento culturais, como o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

Após o sucesso verificado com a primeira edição deste Curso, então (2019) intitulado ‘História e Teoria do Património: (re)usos do Passado’, partamos, pois, à descoberta do ‘património cultural’ nas suas múltiplas facetas e dimensões, desvendando pastiches, utilizações e reutilizações motivadas por necessidades diversas, enquanto vislumbramos ligações entre ‘património cultural’, território, comunidades, identidades, educação, socialização e turismo.

Coordenador(es)

Ana Cristina Martins

Formador(es)

Ana Cristina Martins

Unidade Responsável

Instituto de Investigação Avançada – IIFA, Instituto de História Contemporânea da Universidade de Évora.

Destinatários

Estudantes universitários, mestrandos, doutorandos e profissionais interessados de várias áreas e público em geral.

Não aplicável.

Nº mínimo de participantes